Dicas

Mojica de Pintado

MODO DE PREPARO 1. Tempere o pintado cortado em cubinhos com limão, alho amassado e sal 2. Em seguida deixe descansar por 15 minutos para pegar gosto 3. Em uma panela coloque o azeite e o alho picado e deixe fritar um pouco 4. Em seguida faça o mesmo com os cubos de pintado 5. Acrescente a mandioca pré-cozida com sal e cortada em pedaços e água suficiente para cobrir tudo 6. Coloque a salsinha e a cebolinha, dê uma mexida e deixe cozinhar por aproximadamente 20 minutos, ou até a mandioca se desmanchar

• 1 kg de pintado

• 1 dente de alho amassado

• Salsinha e cebolinha a gosto.

• Sal

• 1 limão

• Azeite

• 1 kg de mandioca

Peixe, rico alimento

" Não é novidade que uma dieta equilibrada deve incluir porções semanais de pescados. Segundo a American Heart Association, o ideal é consumir esse alimento ao menos duas vezes por semana, porque estão associados à redução da incidência de doenças cardiovasculares."

Além disso, consumir peixes ajuda na perda de peso, pois normalmente são fontes de proteínas com menos calorias do que as carnes vermelhas e o frango, favorecendo dietas de emagrecimento.

Os peixes são grandes fontes de proteínas e podem ser usados para substituir as carnes e o frango da dieta. As proteínas são nutrientes importante para a formação da massa muscular, dos cabelos, da pele, das células e do sistema imunológico, sendo um nutriente essencial para a saúde.

Os peixes são as melhores fontes de vitamina D na alimentação, especialmente os peixes gordos, pois essa vitamina fica armazenada na gordura dos alimentos. A vitamina D funciona como um hormônio esteroide no organismo, sendo importante para prevenir problemas como diabetes, infertilidade, câncer e problemas cardíacos. Além disso, a vitamina D aumenta a absorção de cálcio no intestino, ajudando a prevenir osteoporose, especialmente após a menopausa.

Carne de jacaré

Lélis traz ainda receitas exóticas, como linguiça de jacaré (a carne é suave, mas apimentada); jacaré à milanesa e no espeto com azeite; isca de arraia e kafta de piraputanga, não mascaram o sabor do peixe, mas vale provar.

A carne de jacaré pode ser cozida, frita ou grelhada. Com as aparas é feito caldo e moqueca.

A carne de jacaré grelhado no Lélis não é tão forte, o sabor é mais suave, é branca, lembrando bastante o peito de frango". .

Temos também outras variedades, Piraputanga assada, Pirarucu no Espeto, Pirarucu-no-tucupi, etc...